Coragem e compromisso de organizar o VII Fórum Social Pan-Amazônico.

Car@s companheir@s do Comitê de Mobilização e Organização do VII Fórum Social Pan-Amazônico

[CARTA AO COMITÊ ORGANIZADOR DO VII FSPA]

Representantes de movimentos sociais lançaram oficialmente no sábado (22.02), em Macapá (AP), o IIV FSPA.

Representantes de movimentos sociais lançaram oficialmente no sábado (22.02), em Macapá (AP), o VII FSPA.

Primeiramente, gostaríamos de parabenizar as organizações e movimentos sociais do Amapá pela coragem e compromisso de organizar o VII Fórum Social Pan-Amazônico. Sabemos o quanto este processo é exigente e desafiador. O grande papel das organizações que chamaram para si a função de coordenação desse processo tem como seu maior desafio,  construir mecanismos de interlocução interna e entre governo e sociedade. Para isso é necessário debater entre si, identificar todas as possibilidades, ameaças e parceiros que podem ajudar nas ações coletivas – essência do Fórum Social Mundial – ao qual o processo do FSPA está incluído.

O segundo desafio é estabelecer a ponte entre o local e o global e o envolvimento permanente de diferentes grupos sociais, aprimorando mecanismos de comunicação e mobilização, além da busca de recursos que garantam a autonomia e independência do Fórum.

Nossa região da Pan Amazônia tem conseguido realizar a cada dois anos este processo e isto é reconhecido publicamente nas instâncias do Fórum Social Mundial, não só pelos movimentos de resistência que temos no enfrentamento aos impactos negativos dos grandes projetos em nossa região, como o trabalho gigantesco que a preparação de um processo como este exige de cada um/uma de nós, na grande maioria das vezes, de forma voluntária.

Por isso, em solidariedade a todos/todas os/as companheiros e companheiras das organizações da sociedade civil amapaense, que estão à frente da construção do VII FSPA, e sem  querer  interferir na autonomia de vocês, pois reconhecemos que cada Fórum tem a sua própria dinâmica, nos colocamos à disposição para colaborar no processo, tendo em vista os aprendizados que acumulamos em fóruns anteriores, e na interlocução com companheiros/as de outros estados do Brasil, e países da Pan-Amazônia, sendo alguns procedimentos essenciais para dar conta de todas as dimensões do processo Fórum, os quais socializamos com vocês nos documentosanexos.

Desejando sucesso no evento que já está tão próximo, ficamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que desejarem.

Um grande abraço.

Belém (PA)/Brasil, 11 de fevereiro de 2014

Comitê de Articulação do FSPA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s